NOSSOS PROGRAMAS

Assistência Social Assistência Social O profissional do Serviço Social atua junto aos pacientes e familiares com vistas à efetivação do acesso à saúde e demais políticas públicas.

Por meio do estudo socioeconômico, avalia os impactos dos determinantes sociais no processo saúde-adoecimento, os quais podem comprometer a aderência ao tratamento proposto.

Viabiliza, também, o acesso aos direitos previstos ao paciente e promove a articulação com os recursos institucionais internos e externos.

Os assistentes sociais estão presentes em unidades de saúde para atender as solicitações específicas de cada etapa do tratamento apresentadas pelos pacientes e familiares.

O profissional está habilitado a avaliar os critérios para que os pacientes solicitem seus direitos sociais, ajudando a providenciar a liberação da documentação pertinente ao tratamento e orientar as formas de acesso.

FONTE: ICESP - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
Assistente Social: Jéssica de Cássia
Fisioterapia Fisioterapia A Fisioterapia no Instituto amor e vida é realizado de forma preventiva com exercícios físicos aeróbicos, pilates e alongamentos.

No tratamento é utilizado recursos que controlam a inflamação e estimulam a regeneração e de analgesia, ativação da circulação sanguínea, condicionamento, fortalecimento, drenagem linfática, Dry needling, mobilização manual.

A Reeducação postural global realiza o aumento da força muscular, libera as tensões, aumenta a flexibilidade corporal, corrige a postura e a consciência corporal.

É indicado para pacientes que apresentam desvios posturais como a escoliose, também indicado para o alívio de dores relaxamento muscular e melhora o equilíbrio, controle muscular e é indicado para todas idades.

O RPG são varias posturas que os pacientes ficam por vários minutos e o fisioterapeuta realiza os estímulos de pompagem e tração.

A reabilitação na fisioterapia: Aliviando a dor, melhorando a inflamação ganhando amplitude de movimentos, fortalecendo e devolvendo funções.
Fisioterapeuta: Tiago Elias Barboza • Segunda-feira - 8h as 16h30
• Terça-feira - 8h as 16h30
• Quarta-feira - 8h as 11h30
• Quinta-feira - 8h as 16h30
• Sexta-feira - 8h as 11h30
Nutricional Nutricional O Instituto oferece aos pacientes atendimento nutricional personalizado. A nutricionista realiza a avaliação nutricional, e orienta o que os pacientes precisam consumir para atingir as suas necessidades, e para reduzir os sintomas apresentados e os efeitos colaterais advindos de quimioterapia e radioterapia. Em casos de risco nutricional associado a baixa ingestão alimentar, é orientado o uso de suplemento, oferecido gratuitamente aos pacientes oncológicos. Para aqueles que usam sonda como via de alimentação, a dieta industrializada também é oferecida, e todos os cuidados e quantidades a serem consumidas são orientados pelo nosso profissional. Nutricionista: Ana Paula de Almeida Abreu • Terça-feira - 9h as 11h
• Quarta-feira - 14h as 16h
Psicologia Psicologia O Instituto Amor e Vida pode proporcionar aos pacientes oncológicos e familiares um espaço de acolhimento e escuta onde trazem os sentimentos vivenciados como as angústias, medos e inseguranças. Os atendimentos psicológicos são iniciados a partir do momento da descoberta da doença até o pós-tratamento. Nossos atendimentos funcionam da seguinte forma uma vez na semana com duração de 50 minutos. Psicóloga: Danielli Elaine Ronze Simões • Quarta feira - 8h as 16h30
• Quinta-feira - 8h as 11h30
• Sexta-feira - 9h as 11h30
Jurídico Jurídico Assistir, gratuitamente, na Casa, a usuários e familiares, com necessidades de respostas jurídico-processuais, sobretudo, quanto a direitos previdenciários. Advogado voluntário: Aparecido Delegá
VEJA MAIS

COMO AJUDAR

O Instituto Amor e Vida foi fundado em 05/03/2007 e reconhecido como Utilidade Pública Municipal em 05 de Junho de 2009, com o objetivo de apoiar pessoas portadoras de câncer e seus familiares, empreendendo apoio humano, emocional, econômico e material. Contamos com sua ajuda para mantermos o nosso trabalho:

DESTAQUES

VEJA MAIS

SEJA UM VOLUNTÁRIO

Quando as mão se unem, a dor diminui.

JUNTE-SE A NÓS