26 de Maio de 2017.

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Hidroginástica x Qualidade de Vida
26/04/2015

A hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida. Seu principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, coordenação motora global, ritmo, agilidade e relaxamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
 
É um esporte que começou a ser introduzido em clubes e academias, e aos poucos ganhou adeptos de todas as idades sendo, nos dias de hoje, considerada uma das mais completas atividades físicas pelos inúmeros benefícios que produz.
 
Vantagens da Hidroginástica
Melhora os níveis de força e o desenvolvimento muscular.
Aumenta a circulação sangüínea e a resistência do sistema cardiorespiratório.
Tonifica os músculos, torneando braços, pernas, abdômen e glúteos.
Melhora a flexibilidade das articulações.
Alivia (diminui) o peso corporal.
Diminui a sobrecarga de esforço sobre as articulações.
Diminui os choques e lesões desportivas.
 
Benefícios da Hidroginástica:
 
Capacidade aeróbica.
Força muscular.
Resistência cardiorespiratória.
Flexibilidade.
Composição corporal.
A hidroginástica pode ser praticada por homens, mulheres, jovens, idosos, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, pessoas com algum tipo de deficiência e aqueles que buscam outra opção para os seus programas de exercícios. Devido à ausência de impacto, a hidroginástica é indicada para todas as pessoas, mesmo aquelas que não possuem condicionamento físico.
 
Importante ressaltar que a alimentação seja feita até uma hora antes do início da atividade, e que a ingestão de líquidos é fundamental, podendo-se manter uma garrafinha de água para a beira da piscina.
 
Efeitos das Propriedades da Água no Corpo
 

Temperatura – A água na temperatura adequada (entre 25ºC e 29ºC) aumenta as qualidades elásticas dos músculos, ampliando a faixa de movimentos e prevenindo danos aos músculos.
Pressão - Estimula a circulação e faz o aparelho respiratório trabalhar mais.
Flutuação - Permite que pessoas com excesso de peso ou problemas específicos que dificultam o movimento em terra, possam se exercitar com facilidade, pois um corpo imerso num fluído é sustentado por uma força igual ao peso do fluído deslocado pelo corpo.
Resistência – A água oferece uma resistência ao movimento, produzindo um efeito de sobrecarga, como se a pessoa estivesse trabalhando com pesos.
Massagem - A massagem produzida pela água ajuda a aumentar a circulação periférica do sangue e evita que a pessoa fique dolorida.
 
Dicas

Para obter os benefícios da hidroginástica é preciso praticá-la, pelo menos, 3 vezes por semana, 45 minutos por dia, durante 3 meses.
Para um melhor desempenho cardiovascular mantenha a frequência cardíaca entre 70% e 85%, da prevista para a idade (cálculo: 220 – idade).
Em média os praticantes de hidroginástica queimam entre 260 e 400 kcal/hora.
Postura é a palavra chave: encaixe o quadril e mantenha a postura ereta.
Durante os exercícios mantenha todo o pé apoiado no chão e contraia o abdômen.
Manter a respiração contínua para atingir os objetivos cardiorespiratórios.

Materiais, Vestimentas e Equipamentos
 
Acquajogger - Colete feito de espuma flexível, ajustável à cintura.
Aquafins - Tonifica os músculos mais rapidamente, deve ser utilizado nos tornozelos ou nos punhos.
Bambolê – Usado para coordenar os movimentos em exercícios para os braços e abdominais.
Bicicleta Ergométrica - Especial para uso na água, proporciona atividade aeróbica enquanto fortalece as pernas.
Bola – Utilizada em exercícios ou jogos para fortalecer os braços.
Cama Elástica – Para exercitar as pernas e fortalecer a musculatura do abdômen e glúteos.
Halteres - Utilizados para realizar exercícios de braços.
Luvas - Aumenta resistência na água e dobra o esforço.
Meias de Hidroginástica – Aumentam a aderência ao fundo da piscina nas caminhadas e exercícios aeróbicos.
Nadadeiras (Pés de Pato) – Aumentam a resistência à água para fortalecer os músculos das pernas e melhorar a atividade cardiorespiratória.
Noodle (Espaguete) - Flutuador versátil, usado para exercícios abdominais, de braço, e localizados de perna e glúteos.
Step – Similares aos utilizados em solo para os exercícios de perna.
Tornozeleiras - Utilizadas nos tornozelos, aumentam a resistência na água e fortalecem a musculatura dos glúteos e das pernas.

Modalidades
 
Hidro Local - Trabalham os músculos com halteres, luvas, tornozeleiras, entre outros.
Water Running – Corrida na água, que exercita braços e pernas.
Hidro Core - Trabalha os músculos do abdome, quadril e costas, melhorando o equilíbrio e o alinhamento do corpo.
Deep Running - Outro tipo de corrida, praticada com o uso de um colete de flutuação, o que evita o contato com o solo e aumenta o trabalho cardiovascular.
Hidrobol - Prática de atividades utilizando uma bola, desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade.
Hidro Sport – Movimentação esportiva dentro da água (vôlei, tênis, futebol, basquete), que melhora a coordenação motora, a resistência muscular e a agilidade.
A água é uma fonte inesgotável de alegria e saúde, e por meio de exercícios simples ou complexos, isolados ou combinados, aliados à música, provoca uma sensação de alegria e bem-estar.

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